SOBRE O CURSO
Nesse cenário de envelhecimento crescente da população brasileira, há uma aclamação para a oferta de condições de inclusão para as pessoas com deficiência auditiva é cada vez mais importante, “porque o número dessas pessoas só vai crescer”. Portanto, o Intérprete de Libras é visa formar o profissional habilitado que possibilita a interação entre a comunidade surda e as pessoas ouvintes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo.
De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, cerca de 9,7 milhões de brasileiros, ou 5,1% da população, possuem deficiência auditiva. Já, dados da Organização Mundial de Saúde, de 2011, apontam que 28 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo, ou seja 14,8% dos 190 milhões de brasileiros.
Desse modo, uma especialização nessa área forma profissionais com as competências e habilidades necessárias para eliminar barreiras de comunicação e garantir a inclusão dos surdos na sociedade, bem como o cumprimento de seus direitos básicos.
MERCADO DE TRABALHO:
No meio empresarial, por exemplo, o intérprete e tradutor é requisitado em congressos, seminários e conferências. Por ser um mercado ainda em expansão, há uma grande oferta de empregos para o recém-formado. Em 2010, a atividade foi regulamentada, e apesar de todo o crescimento, o processo ainda é novo mas tem muito a crescer.
ÁREA DO CONHECIMENTO
Educação
MARGEM SALARIAL:
O Curso se destina aos Profissionais formados em cursos de graduação nas diversas áreas de conhecimento que desejam aprofundar seus conhecimentos e em especial as pessoas que lidam cotidianamente com o público tais como: Educação, Saúde, Segurança, Serviços, Comércio e Comunicação/Eventos que mais necessitam da comunicação com pessoas através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
CARGA HORÁRIA
480 horas
DURAÇÃO
24 meses
MODALIDADE
Presencial
PERIODICIDADE
Aulas Quinzenais aos sábados ou uma noite por semana.
COMPONENTES CURRICULARES
- Análise e Resolução de Problemas Profissionais – Área Educação;
- Aquisição da Libras como L1 e L2;
- Deficiência Auditiva: fundamentos e práticas pedagógicas;
- Dialetos e Expressões Corporais;
- Didática e Inclusão: Surdez: Diferentes Dimensões;
- Fundamentos Legais;
- Fundamentos da Educação de Surdos;
- Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes auditivos;
- Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes mentais;
- Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes visuais;
- Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Inclusiva;
- Identidade e Cultura Surda;
- Inclusão e Tecnologias Assistivas;
- Legislação e Políticas públicas em educação inclusiva;
- Libras I – Fundamentos e Metodologia;
- Libras II – Laboratório de Práticas do Ensino;
- Prática de Tradução e Interpretação de Libras – Prática Pedagógica;
- Relação de gêneros e sexualidade de pessoas com deficiência;
- Metodologia da Pesquisa Cientifica;
- Seminários Temáticos;
- Práticas Supervisionadas.