SOBRE O CURSO

Nesse cenário de envelhecimento crescente da população brasileira, há uma aclamação para a oferta de condições de inclusão para as pessoas com deficiência auditiva é cada vez mais importante, “porque o número dessas pessoas só vai crescer”. Portanto, o Intérprete de Libras é visa formar o profissional habilitado que possibilita a interação entre a comunidade surda e as pessoas ouvintes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, cerca de 9,7 milhões de brasileiros, ou 5,1% da população, possuem deficiência auditiva. Já, dados da Organização Mundial de Saúde, de 2011, apontam que 28 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo, ou seja 14,8% dos 190 milhões de brasileiros.

Desse modo, uma especialização nessa área forma profissionais com as competências e habilidades necessárias para eliminar barreiras de comunicação e garantir a inclusão dos surdos na sociedade, bem como o cumprimento de seus direitos básicos.

MERCADO DE TRABALHO:

No meio empresarial, por exemplo, o intérprete e tradutor é requisitado em congressos, seminários e conferências. Por ser um mercado ainda em expansão, há uma grande oferta de empregos para o recém-formado. Em 2010, a atividade foi regulamentada, e apesar de todo o crescimento, o processo ainda é novo mas tem muito a crescer.

ÁREA DO CONHECIMENTO

Educação

MARGEM SALARIAL:

O Curso se destina aos Profissionais formados em cursos de graduação nas diversas áreas de conhecimento que desejam aprofundar seus conhecimentos e em especial as pessoas que lidam cotidianamente com o público tais como: Educação, Saúde, Segurança, Serviços, Comércio e Comunicação/Eventos que mais necessitam da comunicação com pessoas através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.



CARGA HORÁRIA

480 horas

DURAÇÃO

24 meses

MODALIDADE

Presencial 

PERIODICIDADE

Aulas Quinzenais aos sábados ou uma noite por semana.

COMPONENTES CURRICULARES

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais – Área Educação;
  • Aquisição da Libras como L1 e L2;
  • Deficiência Auditiva: fundamentos e práticas pedagógicas;
  • Dialetos e Expressões Corporais;
  • Didática e Inclusão: Surdez: Diferentes Dimensões;
  • Fundamentos Legais;
  • Fundamentos da Educação de Surdos;
  • Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes auditivos;
  • Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes mentais;
  • Fundamentos e Práticas do Trabalho Pedagógico com Deficientes visuais;
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Inclusiva;
  • Identidade e Cultura Surda;
  • Inclusão e Tecnologias Assistivas;
  • Legislação e Políticas públicas em educação inclusiva;
  • Libras I – Fundamentos e Metodologia;
  • Libras II – Laboratório de Práticas do Ensino;
  • Prática de Tradução e Interpretação de Libras – Prática Pedagógica;
  • Relação de gêneros e sexualidade de pessoas com deficiência;
  • Metodologia da Pesquisa Cientifica;
  • Seminários Temáticos;
  • Práticas Supervisionadas.