O curso de especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) da FADICT oferece a capacitação necessária para atuar nessa área, sendo ofertada uma formação teórico e prática consistente e uma base ampla de conhecimento a respeito das experiências didático-pedagógicas.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a nova conceituação adotada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria. Dessa forma, a classificação Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), prevista na Política Nacional de Educação Especial, se transforma em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), configurando o autismo e todos os que se enquadram nas características do espectro: síndrome de asperger, autismo de alto funcionamento, autismo não-verbal, autismo verbal, autismo ecolálico e outros.

Em 2012, foi sancionada no Brasil a Lei nº 12.764 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Quem possui TEA é considerada uma pessoa com deficiência e deve ter todos os seus direitos assegurados. Em casos de comprovada necessidade, o aluno incluído no ensino regular tem direito a acompanhante especializado. Ou seja, uma pessoa que tenha a formação para trabalhar junto ao estudante com TEA.

MERCADO DE TRABALHO:

O Profissional Especializado em Educação Especial com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA), estará com um cenário favorável de atuação. Poderá ser contratado em todas as esferas e sobretudo na Educação de nível básico ou superior, pois com o processo obrigatório e justo de inclusão, todos os seguimentos de prestação de serviços e demais Instituições, necessitam deste profissional qualificado.

ÁREA DO CONHECIMENTO

PÚBLICO ALVO:

De acordo com a Resolução Nº 01 do MEC de 06 de abril de 2018, para que o candidato esteja apto a cursar uma pós-graduação, basta possuir um curso de Graduação ofertado por uma Instituição devidamente credenciada e com cursos autorizados pelo MEC.

Professores da Educação Básica; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional entre outros cursos de áreas afins.

PERIODICIDADE

Aulas Quinzenais aos sábados ou uma noite por semana.

• Fundamentos Históricos, legais e Políticas da Educação Especial/TEA.
  • Fundamentos, Metodologia de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico: Área da Visão.
  • Fundamentos, Metodologia de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico: Área da Surdez/Surdocegueira.
  • Fundamentos, Metodologia de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico: Área da Deficiência Física/Neuromotora.
  • Fundamentos, Metodologia de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico: Área da Deficiência Intelectual.
  • Altas Habilidades/Superdotação
  • Projetos Educacionais para: Sala de Aula Inclusiva, Sala de Recursos, Classe Especial, Apoio Pedagógico (SAP) e Sala Multifuncional
  • Avaliação no Contexto Escolar.

• Autismo – Aprendizagem, Linguagem e Cognição.
  • Características Comportamentais e Socioemocionais do aluno com TEA.
  • Estratégia para a Identificação Precoce do Autismo.
  • Metodologia de Trabalho – Necessidades Individuais da Criança Autista.
  • Metodologia de Trabalho – Estratégias das Habilidades Específicas.
  • Metodologia de Ensino da Comunicação do Aluno com TEA.
  • Sugestões de Atividades para a Criança Autista em Sala de Aula
  • Met. da Ação Docente, Adaptação Curricular e a Equipe Multifuncional para o Atendimento do Aluno Autista.
  • Metodologia da Pesquisa Científica.
  • LIBRAS
  • Prática Supervisionada