SOBRE O CURSO

O curso de Pedagogia – Licenciatura tem como concepção de formação a docência para o magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a possibilitar, a partir dessa base formativa, o aprofundamento na gestão educacional como faces complementares de uma mesma e única formação, mais completa e integrada na construção do processo educacional.

Nesse sentido, acredita-se que estará se invocando uma concepção de Pedagogia como ciência da educação, que se situa na área das ciências humanas e sociais, a partir da compreensão do homem como um ser biológico e social, para se chegar à constituição do homem educador, visto como ser o ser que aprende e ensina a palavra escrita e falada, os saberes matemáticos, geográficos, históricos, artísticos, corporais e científicos, mas também e, sobretudo, os saberes do mundo, sobre aqueles que se edificam o homem como ser participante e comprometido com a transformação de sua comunidade e sociedade, sendo ela uma instituição escolar ou não escolar.

Assim compreendida a Pedagogia, o presente projeto de Curso busca a compatibilização na distribuição da sua carga horária, envolvida em proporções regulares, contemplando os fundamentos da educação, compreendidos como aqueles que envolvem os conhecimentos das ciências sociais como a Filosofia, a Sociologia, a História, a Psicologia, a Política Educacional e a Didática, mas que também contemple a sua dimensão profissionalizante, concretizada nos conhecimentos de caráter metodológico. No entanto, cumpre destacar que as disciplinas de caráter metodológico possuem em si a dimensão teórico-prática, capaz de proporcionar uma ação e uma prática pedagógica respaldada e consciente de seus efeitos e impactos na construção do processo de aprendizagem.

CARGA HORÁRIA

3.200 horas

DURAÇÃO

8 Semestres

MODALIDADE

Presencial 

TURNOS

Matutino e Noturno

OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVOS GERAIS:

O Curso de Pedagogia, Licenciatura tem a finalidade de formar e qualificar educadores para a docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para exercer funções de magistério nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, tais como nas funções de gestores atuando em instituições educacionais na esfera pública ou privada.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver posturas éticas e críticas necessárias para a formação da identidade profissional, interagindo como sujeitos conscientes do seu papel na construção e transformação do meio em que vivem;

• Vivenciar posturas ativas na busca e construção dos espaços sociais, para a definição de seus próprios caminhos e re-significações de suas práticas educacionais;

• Propiciar ao Licenciado em Pedagogia conhecer a escola como organização complexa, tendo como função promover a educação de qualidade social;

• Articular ensino, pesquisa e extensão, voltando-os às demandas sociais;

• Propiciar uma sólida formação e domínio em conteúdos específicos na área de formação;

• Possibilitar a identificação das etapas do planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógica, com competência técnico-científica;

• Identificar problemas socioculturais e educacionais, locais e regionais, e propor encaminhamentos relacionados às questões da qualidade de ensino, assim como, medidas que contribuam para o movimento de inclusão social;

• Possibilitar conhecimentos teóricos-metodológicos para favorecer a aprendizagem, avaliando os resultados de suas ações.

• Proporcionar o acesso e apropriação de conhecimentos e saberes que dão sustentação à prática pedagógica, a partir do entendimento do contexto histórico, cultural e científico da sociedade, visto sob a ótica de sua dinamicidade;

• Instrumentalizar o egresso para a formulação, a implementação e a avaliação de políticas educacionais;

• Desenvolver o espírito científico e o comprometimento com o desenvolvimento social;

• Viabilizar as condições teórico-metodológicas para que o egresso possa dar continuidade a estudos, reflexões e pesquisas dentro e fora do ambiente universitário;

• Possibilitar a compreensão da equidade e da qualidade na educação, como um fenômeno social;

• Proporcionar a compreensão da educação inclusiva, como uma ação em direção a uma práxis transformadora da sociedade;

• Conduzir o processo de apreensão do uso dos instrumentos tecnológicos como recurso de comunicação e informação em educação, de forma crítica;

• Assegurar o domínio dos fundamentos e da metodologia específica a cada área de conhecimento, vinculando teoria e prática;

• Viabilizar a construção e a avaliação de currículos e programas relacionados à educação básica, e suas modalidades de ensino, correlacionando com o contexto histórico nacional e regional;

• Possibilitar o intercâmbio de experiências com outros Cursos e Instituições, bem como a participação dos alunos e professores em eventos científicos, culturais e educacionais;

• Possibilitar a compreensão da gestão democrática como instrumento de construção de autonomia e identidade institucional;

• Instrumentalizar o egresso para o processo de gestão das instituições educativas, a partir da reflexão sistematizada entre teoria e prática;

• Desenvolver o espírito do trabalho em equipe, de forma a compreender os segmentos institucionais como atores do processo educacional e de suas ações administrativas;

• Sistematizar o processo de apreensão de conhecimentos específicos para a prática administrativa, de forma a aplicá-los no contexto específico das instituições educativas;

• Viabilizar a construção da prática administrativa, fundamentada nos princípios éticos, estéticos, morais e legais que permeiam a construção de uma sociedade mais justa e equânime;

• Propiciar a compreensão do fenômeno educacional, considerando a inter-relação entre o aprendente, a sociedade e as instituições educativas.

CAMPO DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Mesmo em tempos difíceis a Educação se faz necessária em todos os campos. Para as pessoas que querem investir em si buscando uma profissão que nunca lhes faltará emprego e renda certamente a melhor escola é fazer um curso de LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Este é um campo de trabalho do pedagogo que tem crescido para além dos muros das escolas. Um mercado de trabalho em ascensão. (A)O pedagog(a)o encontra oportunidades nos mais diversificados espaços, tais como:

· Nas Escolas Públicas e Privadas: atua como gestor da escola, supervisor pedagógico ou como professor das turmas iniciais (infantil e básico), atuando inclusive na educação de crianças com diversos tipos de deficiência, físicas e mentais.

· Nas Organizações Não Governamentais (ONGs): Desenvolve projetos pedagógicos e acompanha ações que ajudam a melhorar a qualidade de ensino em regiões mais carentes do País.

· Nas Editoras: Presta serviços de pesquisa, projeção e análise que contribuam para a produção de materiais didáticos voltados à educação infantil e básica.

· Na rede Hospitalar: Atua dando assistência a crianças em tratamentos de longo prazo, ajudando especialmente os pacientes em idade escolar a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Para isso, contam com a realização de atividades lúdicas e recreativas.

· Nas Empresas de médio e grande porte: Definem planos de desenvolvimento visando acompanhar o desempenho dos funcionários. Muitas empresas buscam pedagogos para atuarem no departamento de Recursos Humanos, ajudando a cuidar de diversos aspectos relacionados aos funcionários e suas famílias. Os conteúdos vistos no curso de Pedagogia ajudam o profissional a desenvolver uma maior sensibilidade no trato com o outro, o que pode ser de grande valia para a gestão de pessoas.

· Treinamento e Desenvolvimento: Os pedagogos estão sendo demandados para trabalharem na área de treinamento e desenvolvimento de mão de obra em empresas de grande porte ou indústrias. Ele é o responsável por criar políticas de formação interna e definir os métodos mais efetivos de aprendizado para o perfil da empresa onde trabalha.

· Atuar como Consultor(a) Pedagógica e até criar sua própria empresa nesse ramo, prestando consultoria a escolas, ONGs, editoras, empresas e embarcar em qualquer projeto voltado à educação geral e formação de quadros profissionais.

Entretanto, a principal área de atuação profissional principal desse Profissional é a docência nas instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não-governamentais, na educação básica e no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógicas, com competência técnico-científica. Podem ainda atuar interdisciplinarmente com profissionais das mais diversas áreas em consultórios, escritórios e outros.

NOSSOS DIFERENCIAIS

  • Biblioteca com estrutura completa e acervo de livros atualizados.
  • Brinquedoteca para aulas práticas e contextualização teórica.
  • Atividade complementares variadas em Extensão, iniciação à pesquisa, eventos acadêmicos e grupos de estudos.
  • Convênios com diversas instituições públicas e privadas.
  • Estágios dentro e fora da Instituição.
  • Mensalidades acessíveis e com descontos especiais – projeto próprio.
  • Oficinas de teatro que propicia ao aluno, não somente a compreensão histórica do que é teatro, como também a sua participação em peças, montagens de cenário, criação de personagens, etc
  • Encontro Pedagógico de Projetos Integradores: aprimorando as práticas pedagógicas, envolvendo estudantes no desenvolvimento prático de conceitos de gestão, grupo, liderança.
  • Semana Acadêmica semestralmente com palestras e Atividades Culturais, envolvendo também a Comunidade.
  • Projeto EJA Ação Continuada na Comunidade para alunos da EJA gratuitamente.
  • Cine-Educação, promovendo encontros para a discussão de temas de filmes e documentários relativos a Educação.
  • Encontro dos Intérpretes e Professor de Apoio dos Surdos” da disciplina de Libras, envolvendo o curso Técnico em LIBRAS.
  • Atividades Lúdicas e Recreativas.
  • Projeto de Extensão junto as Comunidades quilombolas, Campo e indígena.

NOSSA BRINQUEDOTECA

A Brinquedoteca é um laboratório específico que visa promover o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos acadêmicos do Curso de Pedagogia através do trabalho em equipe, viabilizando a socialização, o planejamento de atividades que possam construir o desenvolvimento infantil e o respeito ao direito de aprendizagem das crianças, através da comunicação, criatividade e atividades lúdicas envolvendo brinquedos, jogos e brincadeiras.

Desse modo, nossa brinquedoteca existe como um espaço de desenvolvimento de práticas pedagógicas que dialoga com as atividades teóricas e práticas das disciplinas específicas da Educação Infantil e dos Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso, incentivando a autonomia e a capacidade crítica destes profissionais que irão trabalhar com as crianças da Creche, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.