SOBRE O CURSO:

Complementação Pedagógica é uma qualificação voltada para quem já tem um diploma de graduação Bacharelado ou Tecnólogo), mas deseja dar aulas em uma área de conhecimento correspondente a sua formação.

A Complementação para Docentes da FADICT foi pensado para quem quer atuar na Educação Básica

Esse programa especial, conhecido como R2 que corresponde a Resolução 02/1997, foi criado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo é contornar o baixo número de professores na educação básica de determinadas matérias.

O que preciso para fazer a matrícula no curso de complementação pedagógica?

Para fazer a complementação pedagógica, basta você apresentar à FADICT todos os documentos comprobatórios de sua antiga graduação e documentos pessoais.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Educação Básica

CARGA HORÁRIA

760 horas

DURAÇÃO

12 meses

MODALIDADE

Presencial 

TURNOS

Noturno

BENEFÍCIOS DA COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA:

1. Atualização Profissional:

É a possibilidade de crescimento profissional para quem tem o diploma de Bacharelado ou de Tecnólogo e deseja ser professor para os ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino profissionalizante.

Vamos imaginar que você queira ser professor de Educação Física, mas fez a graduação na modalidade Bacharelado, o que o impede de dar aulas.

Seria necessário fazer uma nova graduação, agora de Licenciatura, na área, correto? Mas com a complementação pedagógica não é necessário, já que ela é uma Licenciatura de curta duração. Nela, o profissional recebe um certificado que o habilita para a docência e vai ter aulas voltadas para áreas da Pedagogia e suas tecnologias, como:

  • Didática;
  • Psicologia da Educação;
  • Metodologia de Ensino;
  • Gestão Escolar, entre outras.


2. Facilidade de ingresso:

Se você está pensando em se preparar para um novo vestibular, saiba que não é preciso realizar nenhum exame para ingressar nesse programa. É necessário apenas procurar a FADICT como uma instituição de ensino superior credenciada, verificar se ela oferece a área de sua preferência e enviar os documentos para análise.

Essa é uma facilidade e tanto para quem quer complementar o currículo e buscar novas oportunidades, não é mesmo?


3.Curso rápido:

A vantagem da complementação pedagógica, além de toda a versatilidade para estudar, é a curta duração desse curso. É uma formação que dura no máximo 1 ano, possibilitando valorizar seu currículo ao ampliar suas áreas de atuação no mercado.

Como o profissional já traz a bagagem de conhecimento de sua graduação, o programa é focado na prática de ensino. Por isso, pode ser concluído em pouco tempo.

O certificado de complementação pedagógica é a garantia de que você é licenciado em determinada área já que conta com o reconhecimento do MEC.


4.Mais oportunidades de trabalho:

Com a formação pedagógica, você pode enviar seu currículo para escolas particulares.

Ainda consegue prestar concurso público para ser professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual ou municipal. Em resumo, é uma chance de ter estabilidade no emprego e ter um futuro tranquilo.

Em muitos locais do Brasil, há falta de professores para a rede básica de ensino. Assim, ao participar desse programa especial, você encontra boas oportunidades, tanto em grandes centros quanto em municípios pequenos e médios.

É possível ainda atuar na administração e gestão escolar, na área de planejamento e coordenação de atividades pedagógicas ou ainda em editoras na preparação de livros didáticos. Para quem busca novos rumos, pode ser uma estratégia para encontrar a recolocação profissional, com o curso rápido, que vai trazer novas perspectivas de carreira e que ainda pode ser feito remotamente.

Se você se identifica com o ambiente de sala de aula e gosta de ensinar crianças e jovens, a complementação pedagógica é uma chance que não dá para perder.

Desse modo, você pode continuar com a sua rotina normalmente –– inclusive trabalhando, já que dá para estudar por um notebook, tablet ou até do seu smartphone: só precisa ter acesso à internet.

Na FADICT, você conta com uma biblioteca digital grátis. O interessante é que você acompanha as aulas de forma remota, mas tem todo o suporte dos Professores remoto ou presencial. Para um professor será ainda mais fácil com uma segunda graduação de excelência! Chegou a sua vez!

Quer ser professor, mas sem perder muito tempo nessa formação? Aposte na complementação pedagógica da FADICT. Você vai enriquecer seu currículo e conquistar salários melhores.

Já aproveite a sua visita e se inscreva em um dos cursos de complementação pedagógica da FADICT! Estamos ansiosos para tê-lo como parte de nosso corpo discente!