O Curso de Pedagogia, Licenciatura tem a finalidade de formar e qualificar educadores para a docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para exercer funções de magistério nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, tais como nas funções de gestores atuando em instituições educacionais na esfera pública ou privada.
Objetivos Específicos:
– Desenvolver posturas éticas e críticas necessárias para a formação da identidade profissional, interagindo como sujeitos conscientes do seu papel na construção e transformação do meio em que vivem;
– Vivenciar posturas ativas na busca e construção dos espaços sociais, para a definição de seus próprios caminhos e re-significações de suas práticas educacionais;
– Propiciar ao Licenciado em Pedagogia conhecer a escola como organização complexa, tendo como função promover a educação de qualidade social;
– Articular ensino, pesquisa e extensão, voltando-os às demandas sociais;
– Propiciar uma sólida formação e domínio em conteúdos específicos na área de formação;
– Possibilitar a identificação das etapas do planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógica, com competência técnico-científica;
– Identificar problemas socioculturais e educacionais, locais e regionais, e propor encaminhamentos relacionados às questões da qualidade de ensino, assim como, medidas que contribuam para o movimento de inclusão social;
– Possibilitar conhecimentos teóricos-metodológicos para favorecer a aprendizagem, avaliando os resultados de suas ações.
– Proporcionar o acesso e apropriação de conhecimentos e saberes que dão sustentação à prática pedagógica, a partir do entendimento do contexto histórico, cultural e científico da sociedade, visto sob a ótica de sua dinamicidade;
– Instrumentalizar o egresso para a formulação, a implementação e a avaliação de políticas educacionais;
– Desenvolver o espírito científico e o comprometimento com o desenvolvimento social;
– Viabilizar as condições teórico-metodológicas para que o egresso possa dar continuidade a estudos, reflexões e pesquisas dentro e fora do ambiente universitário;
– Possibilitar a compreensão da eqüidade e da qualidade na educação, como um fenômeno social;
– Proporcionar a compreensão da educação inclusiva, como uma ação em direção a uma práxis transformadora da sociedade;
– Conduzir o processo de apreensão do uso dos instrumentos tecnológicos como recurso de comunicação e informação em educação, de forma crítica;
– Assegurar o domínio dos fundamentos e da metodologia específica a cada área de conhecimento, vinculando teoria e prática;
– Viabilizar a construção e a avaliação de currículos e programas relacionados à educação básica, e suas modalidades de ensino, correlacionando com o contexto histórico nacional e regional;
– Possibilitar o intercâmbio de experiências com outros Cursos e Instituições, bem como a participação dos alunos e professores em eventos científicos, culturais e educacionais;
– Possibilitar a compreensão da gestão democrática como instrumento de construção de autonomia e identidade institucional;
– Instrumentalizar o egresso para o processo de gestão das instituições educativas, a partir da reflexão sistematizada entre teoria e prática;
– Desenvolver o espírito do trabalho em equipe, de forma a compreender os segmentos institucionais como atores do processo educacional e de suas ações administrativas;
– Sistematizar o processo de apreensão de conhecimentos específicos para a prática administrativa, de forma a aplicá-los no contexto específico das instituições educativas;
– Viabilizar a construção da prática administrativa, fundamentada nos princípios éticos, estéticos, morais e legais que permeiam a construção de uma sociedade mais justa e equânime;
– Propiciar a compreensão do fenômeno educacional, considerando a inter-relação entre o aprendente, a sociedade e as instituições educativas.