CURSOS  PARA PORTADORES DE DIPLOMAS (TECNÓLOGOS E BACHARÉIS)

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA NÃO LICENCIADOS

Apresentação e importância do Curso
Partindo do pressuposto de que para atuar como docente, o bacharel ou tecnólogo precisa de um curso de complementação pedagógica, a FADICT apresenta o Programa Especial de Formação de Docentes também conhecido como R2, por se tratar de sua orientação pautada na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 que visa capacitar o Bacharel ou Tecnólogo para trabalhar no campo da Educação como professor do Ensino Fundamental, Médio e da Educação Profissional, proporcionando uma sólida formação docente ao profissional.

O Curso de Formação Pedagógica destina-se a suprir a falta de professores habilitados nas escolas, voltado a portadores de diploma de nível superior, Bacharel, Engenharia ou Tecnólogo, não Licenciados. Pretende se com esse curso viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação. Destina-se a suprir a falta de professores habilitados nas escolas.

A Complementação Pedagógica é um curso integrante do Programa Especial de Formação Docente regulamentado pela Resolução CNE/CEB Nº 02/97, para as disciplinas do currículo preferencialmente, dos quatro últimos anos do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, nos diferentes sistemas de ensino.

Objetivo Geral do Curso

Formar profissionais habilitados para o exercício da docência nos cursos de Ensino Fundamental e Médio e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.

Formas de Ingresso e Documentação exigida
 – Os candidatos deverão ter concluído um Curso de graduação.
– Apresentar Diploma registrado de bacharelado ou curso superior de tecnologia.

Apresentar Histórico Escolar de Ensino Superior.

  • – 1 Cópia autenticada do Diploma/Certificado de Graduação (frente e verso);
  • – 1 Cópia autenticada do Histórico do Curso de Graduação;
  • – 1 Cópia autenticada do Diploma do 2º Grau (frente e verso);
  • – 1 Cópia autenticada da Carteira de Identidade (frente e verso);
  • – 1 Cópia autenticada do CPF;
  • – 1 Cópia autenticada do Título de Eleitor;
  • – 1 Cópia autenticada da Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio;
  • – 1 Cópia autenticada do Comprovante de quitação do Serviço Militar (homem)
  • – 1 Cópia (nítida) do Comprovante de residência (ultimo mês);
  • – 1 (uma) fotos 3×4 recentes.


Duração
: mínima de 2 (dois) semestres.

Turmas: Noturno ou final de semana (aos sábados).

Campo de Atuação e Mercado de Trabalho

A principal área de atuação profissional principal desse Profissional é a docência nas instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não-governamentais, na educação básica e no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógicas, com competência técnico-científica.

Novas portas se abrirão com a formação Pedagógica dos profissionais com formação de Bacharelado ou Tecnólogos, uma vez que poderão lecionar disciplinas pedagógicas e ainda substituir eventualmente professores de diferentes matérias, trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais, ser orientador educacional, atuar na gestão escolar como coordenador, supervisor ou diretor de escola, e desenvolver projetos pedagógicos em espaços não escolares, como ONGs, hospitais, brinquedotecas, editoras ou empresas

Nossos Diferenciais
– Biblioteca com estrutura completa e acervo de livros atualizados.
– Brinquedoteca para aulas práticas e contextualização teórica.
– Atividade complementares variadas em Extensão, iniciação à pesquisa, eventos acadêmicos e grupos de estudos.
– Convênios com diversas instituições públicas e privadas.
– Estágios dentro e fora da Instituição.
– Mensalidades acessíveis e com descontos especiais.

Fundamentos legais do curso
Segundo a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. –  As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica aplicam-se à formação de professores para o exercício da docência na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e nas respectivas modalidades de educação (Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Escolar Quilombola), nas diferentes áreas do conhecimento e com integração entre elas, podendo abranger um campo específico e/ou interdisciplinar.