CAMPO DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Mesmo em tempos difíceis a Educação se faz necessária em todos os campos. Para as pessoas que querem investir em si buscando uma profissão que nunca lhes faltará emprego e renda certamente a melhor escola é fazer um curso de LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Este é um campo de trabalho do pedagogo que tem crescido para além dos muros das escolas. Um mercado de trabalho em ascensão. (A)O pedagog(a)o encontra oportunidades nos mais diversificados espaços, tais como:

• Nas Escolas Públicas e Privadas: atua como gestor da escola, supervisor pedagógico ou como professor das turmas iniciais (infantil e básico), atuando inclusive na educação de crianças com diversos tipos de deficiência, físicas e mentais.

• Nas Organizações Não Governamentais (ONGs): desenvolve projetos pedagógicos e acompanha ações que ajudam a melhorar a qualidade de ensino em regiões mais carentes do País.

• Nas Editoras: presta serviços de pesquisa, projeção e análise que contribuam para a produção de materiais didáticos voltados à educação infantil e básica.

• Na rede Hospitalar: atua dando assistência a crianças em tratamentos de longo prazo, ajudando especialmente os pacientes em idade escolar a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Para isso, contam com a realização de atividades lúdicas e recreativas.

• Nas Empresas de médio e grande porte: definem planos de desenvolvimento visando acompanhar o desempenho dos funcionários. Muitas empresas buscam pedagogos para atuarem no departamento de Recursos Humanos, ajudando a cuidar de diversos aspectos relacionados aos funcionários e suas famílias. Os conteúdos vistos no curso de Pedagogia ajudam o profissional a desenvolver uma maior sensibilidade no trato com o outro, o que pode ser de grande valia para a gestão de pessoas.

• Treinamento e Desenvolvimento– os pedagogos estão sendo demandados para trabalharem na área de treinamento e desenvolvimento de mão de obra em empresas de grande porte ou indústrias. Ele é o responsável por criar políticas de formação interna e definir os métodos mais efetivos de aprendizado para o perfil da empresa onde trabalha.

• Atuar como Consultor(a) Pedagógicae até criar sua própria empresa nesse ramo, prestando consultoria a escolas, ONGs, editoras, empresas e embarcar em qualquer projeto voltado à educação geral e formação de quadros profissionais.

Entretanto, a principal área de atuação profissional principal desse Profissional é a docência nas instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não-governamentais, na educação básica e no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógicas, com competência técnico-científica. Podem ainda atuar interdisciplinarmente com profissionais das mais diversas áreas em consultórios, escritórios e outros.